devagar, mas pelo menos seguramente, continuo lendo livros no meu tempo livre. geralmente, algumas páginas por dia antes de dormir, deitada. depois de um tempo, terminei ontem “rocannon’s world” de ursula le guin.
é um bom livro, existem alguns conceitos e passagens que fazem pensar. le guin fala conta a caminhada de rocannon com os nativos do planeta de maneira que parece que ela sempre fez trilhas, em muitos momentos, me senti de volta a algumas partes da nossa trilha no monte kinabalu, fiquei até assustada. como muitos livros de le guin, tem longas caminhadas com objetivo, mas o objetivo é sempre algo rápido e sem muito alarde, me parece que o que importava mesmo para a autora era a jornada e os relacionamentos interpessoais, toda essa dinâmica. quando em um processo extremo e difícil, como os diferentes seres se comportam, se podam, se ajudam e desenvolvem sentimento de amizade/amor, etc? muitos livros de le guin, percebo, são assim.
gostei de rocannon’s world e é um misto de ficção científica e fantasia. é curto e vale a pena ler.
li uma história curta maravilhosa que gostaria de recomendar. chama-se “the last of the dragons”, de edith nesbit. está aqui para leitura. infelizmente, não encontrei uma versão em português.