fui aceita pela minha escola, em tokyo, para o programa de doutorado. este começa em 1 de abril de 2019. o programa leva 3 anos, meu orientador é o mesmo do meu segundo mestrado, consequentemente, o laboratório também é o mesmo.
combinei com meu chefe que continuaria integrando o quadro da empresa, mas como meio-período remoto. existe uma certa vantagem aí para ambas as partes, já que meu salário reduzirá drasticamente e ele vai continuar com 4 horas diárias de trabalho remoto e utilizando a experiência que acumulei nesses últimos anos. para mim, é dinheiro que faço e também mantenho os pés no chão e com experiência de dia-a-dia. passei da idade de concorrer a qualquer bolsa de estudo, então esse dinheiro será meu sustento.
tô mais apavorada que feliz, confesso. vai ser meio que um tiro no escuro. várias questões passam pela minha testa tipo letreiro: será que vai dar certo esse trabalho remoto? será que vou conseguir concluir esse curso em 3 anos? o que vou fazer ao retornar ao brasil? será que essa é a escolha certa? será que vai dar certo? enfim. são muitas questões e preocupações.